87.5 ao vivo, ouça aqui
Bom Princípio
MÁX: 25ºC     MÍN: 15ºC
Previsão do tempo
Peça sua música, clique aqui
Rádio Comunidade do Vale

Notícia - Geral

Ministro promete recursos para municípios atingidos pelo temporal

Créditos: Prefeitura de São Sebastião do Caí

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, esteve reunido com prefeito do Vale do Caí na manhã desta terça-feira, dia 13. O encontro aconteceu em São Sebastião do Caí, com a presença de vários prefeito, entre eles de Bom Princípio, Fábio Persch. Também participaram o prefeito Clóvis Duarte, do Caí, o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) e prefeito de Feliz, Albano Kunrath, e mais os prefeitos de Maratá, Fernando Schrammel, de Harmonia, Carlos Alberto Fink, e de São José do Sul, Sílvio Kremer, os mais afetados pelo vendaval ocorrido na madrugada de quinta-feira passada, mais os prefeitos de Salvador do Sul, Marco Aurélio Eckert, e de São José do Hortêncio, Egídio Grohmann. O ministro recebeu relatórios dos prejuízos e garantiu que haverá recursos federais para auxiliar as comunidades.

Osmar Terra afirmou que sobrevoou na segunda e terça-feira as regiões mais afetadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. "Com certeza a situação do Vale do Caí é grave. O que vocês tiveram aqui tem todas as características de um tornado e garanto que vou interceder juntos aos ministérios da Integração Nacional e das Cidades para buscar a liberação de recursos e também de material que auxilie na reconstrução das comunidades."
Ao ouvir dos prefeitos sobre o trabalho de fazer os decretos de emergência e depoi9s não receber nada, Osmar Terra foi taxativo: "Eu afirmo a vocês que a região vai receber recursos. O que pode ocorrer é que os municípios farão os reparos, que são urgentes, e a União pagará depois." Sobre o fundo para desastres naturais, o ministro afirmou que o recurso existe, mas está contingenciado pelo governo federal. Vamos tentar liberar essas verbas." Mas, além de prometer auxílio, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário também cobrou ações dos prefeitos. "Os senhores têm de elaborar planos de habitação, que permitam a retirada dessas pessoas das áreas de riscos, principalmente no que diz respeito as áreas de enchente."
O ministro também adiantou que irá antecipar em 15 dias o pagamento do Bolsa Família para os desabrigados.

 

Guilherme Baptista

Tel.: (51)3634-2009 - (51)3634-1693 - (51)9667-6008 - comunidadedovale@gmail.com
© 2013 Direitos Reservados a Rádio Comunidade do Vale