Alunos da “12 de Maio” aprendem a arte de fotografar

Compartilhar:

Há alguns meses os alunos do turno da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental “12 de Maio”, tiveram contato com a fotógrafa Cristiane Schmitz, que deu várias dicas de como fotografar. Nesta semana os estudantes tiveram uma nova experiência com o jornalista Alex Steffen, que contou suas experiências fotográficas no jornalismo, além de explicar a história da fotografia.

“Aprender a fotografar é muito além de clicar botões. É preciso pensar a foto como uma obra de arte e, o ponto fundamental, é avaliar a luz que se tem em um ambiente. Se os antigos fotografavam sem o uso de luzes artificiais, e faziam trabalhos excelentes, nós, com muito mais tecnologia também podemos fazer o mesmo”, citou o jornalista apresentando aos alunos câmeras fotográficas. “Vocês podem, também, fazer fotos bem produzidas com os seus telefones, basta conhecer o equipamento que tem em mãos”.

O jornalista deu as explicações básicas aos alunos, e incentivou que usassem a criatividade na realização das fotos que foram tiradas dentro da sala de aula sem o uso da luz artificial. As fotografias foram tiradas na aula da professora Patrícia Winter e após mostradas ao grande grupo onde foram discutidas e avaliadas.

O propósito da escola é tornar dessas aulas, uma oficina em um trabalho amplo, para ser apresentado em uma amostra de pesquisas não se limitando ao “comum”.

“Até mesmo uma selfie deve ser bem pensada, afinal, cada foto conta uma história”, finaliza o jornalista ressaltando a importância do uso da fotografia publicitária e inclusive no universo do “digital influência” (influenciador digital).

Uma das marcas da EMEF “12 de Maio” é a quebra de barreiras da aula tradicional para o conhecimento multicultural, para que assim os alunos utilizem na prática o que aprendem na escola.

Texto: Aline Hanauer

Foto: facebook.com/ Prefeitura de Bom Princípio

Compartilhar: