Dr. Tiago Fontana esclarece dúvidas sobre check-up

Compartilhar:

Na manhã desta quinta-feira, dia 14 de novembro, a Rádio Comunidade do Vale recebeu em seu estúdio o Clínico Geral, Dr. Tiago Fontana, que concedeu uma entrevista esclarecedora a respeito da importância e frequência da realização de um check-up para saúde.

Através de um check-up é possível prevenir e detectar doenças ainda em estágios iniciais facilitando o tratamento e aumentando a garantia de recuperação, porém, é indicado ter o acompanhamento do médico para tal, já muitas pessoas realizam exames que podem ser desnecessários se os sintomas não estão claros.

“Esses exames fazem parte da prevenção secundária que engloba os exames de rastreio ou de detecção precoce, o importante é conhecer o histórico de doenças na família.”- esclarece o Dr.

Segundo Tiago, hábitos como uma dieta balanceada e exercícios físicos diários são essenciais para manter uma boa saúde. “A prevenção primária é uma medida para evitar uma doença, por isso, cuidar do nosso corpo e saúde (física e mental) são muito importantes e devemos sempre cuidá-las pra somente depois recorrer a exames laboratoriais, além de que as pessoas mais saudáveis sempre terão maior chance de recuperação e reabilitação sem sequelas.”

Quando há existência de sintomas de forma aguda não é normal, é um sinal de que o nosso corpo humano não está funcionando direito e então se faz necessário um exame de detecção. Sedentarismo, sobrepeso, tabagismo, má alimentação, ser portador ou ter histórico de doenças crônicas na família, além de apresentar sintomas frequentes, como dores no corpo, fadiga, palpitação, ganha ou perda de peso repentina são considerados como os principais fatores de risco.

Para a realização de um check-up é necessário marcar uma consulta médica, para que o especialista faça o diagnóstico e o encaminhamento para os exames mais adequados a situação e a idade, entre os exames mais comuns estão: hemograma, colesterol, triglicerídeos, glicemia, hepatograma, eletrocardiograma, exame de fezes e urina, exame de tireóide, mamografia e exame da próstata.

“Nós (paciente e médico) temos que nos entender bem, tudo deve ser feito de uma forma organizada, com uma conversa mais aberta, cedendo mais informações ao paciente, acho que isso ajuda muito e seria ideal.” – Afirma Tiago

O check-up em si trata-se da realização periódica de exames clínicos, porém, sua frequência para realização deve ser estabelecida pelo médico que o acompanha, e varia de acordo com o estado de saúde da pessoa, assim, é recomendável que um adulto saudável realize os exames a cada dois anos, pessoas de doenças crônicas (como hipertensão, diabetes ou câncer) a cada seis meses, e pessoas com fatores de risco para alguma doença (como pessoas obesas, fumantes, sedentárias ou com colesterol elevado) faça uma vez ao ano.

“Cada faixa etária possui uma doença mais suscetível a ocorrer, porém, logicamente varia de individuo para individuo, histórico familiar, meio em que vive, condições do ambiente em que está exposto (alimentação, sedentarismo, tabagismo, etc.), portanto, é necessário ter certos tipo de cuidado, não somente quando se está nos quarenta anos.” –Explica o clínico

Com o início do verão e as grandes variações climáticas, Tiago também aproveitou a ocasião para relembrar alguns cuidados básicos como hidratação e cuidados com a pele. “Se for expor-se ao sol deve-se usar o protetor solar com um fator alto de proteção, preferencialmente acima de 30, cuidar com possíveis doenças respiratórias que podem se intensificar nesse quadro ‘seco’, e principalmente intensificar o consumo de água, afinal se manter hidratado é manter um corpo mais saudável com menor número de constipações, função renal, menos problemas de pele, e assim por diante.” – encerrou ele

O Clínico Geral, Dr. Tiago Fontana, atende no Centro Profissional do Vale.

Marque sua consulta, não deixe para depois.

 

Aline Hanauer

Compartilhar: