Falta de luz e muitos danos por causa do vendaval

48
0
Compartilhar:

Em razão dos danos causados pelo forte temporal do início da noite de ontem, Bom Princípio e a região continuam enfrentando problemas de falta de luz, água e telefone. Além disso, Bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura e RGE continuam buscando recuperar os estragos. Além de casas destelhadas, quedas de fios, postes e árvores, também a agricultura foi atingida, principalmente com estragos em estufas. Entre as regiões mais afetadas estão o centro, Morro Tico-Tico, Santa Lúcia, Canto do Rio, Arroio das Pedras, Bom Fim, dentre outras. Uma árvore caiu sobre a rede de luz do poço do Jardim do Vale. A Prefeitura estuda alugar um gerador.

A prefeitura de Bom Princípio ainda pela manhã os trabalhos de remoção de árvores e galhos em pontos onde o vendaval de ontem interrompeu total ou parcialmente vias do município. Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura, Canísio Remi Backes, a maior preocupação é com a falta de energia elétrica nas áreas onde há poços artesianos. O restabelecimento da rede de energia depende da RGE Sul, que está atendendo a chamados em toda a região. Segundo Remi, equipes da prefeitura estão fazendo uma nova varredura no município, para avaliar quantos poços estão parados e tentar estimar quanto tempo vão levar para voltar a operar.

Na região os danos também foram grandes em várias cidades. Em Montenegro mais de 300 casas ficaram destelhadas e deverá ser decretada situação de emergência. Em Barão desabou o ginásio da Sociedade Estrela do Mar na localidade de Francesa Baixa. Também em Salvador do Sul, São Pedro da Serra, Harmonia, Feliz e outras cidades. Muitos locais na região ainda estão sem luz, sem água e sem telefone. No Estado vários municípios também foram afetados pelos fortes ventos, chegando a deixar pessoas feridas e até provocar mortes. O motorista de um carro, de 65 anos, morreu quando uma árvore caiu sobre seu veículo na RS 155 em Ijuí. Já em Sapiranga a caroneira de uma moto, de 28 anos, foi decapitada por um fio que estava caído e esticado sobre a rua. Em todo o Estado chegaram a ficar 640 mil pontos sem luz, mas em vários locais a energia já foi restabelecida e atualmente são cerca de 200 mil ainda sem energia no Rio Grande do Sul.

Guilherme Baptista
Foto: Facebook/Galera do Morango

Compartilhar: