Governo do RS entrega viaturas e armas para Brigada Militar e Polícia Civil

Compartilhar:

O governo do Estado entregou na manhã desta segunda-feira (27), em cerimônia no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, 272 viaturas para a Brigada Militar e 89 armas para a Polícia Civil.

As armas e os veículos, sendo 226 SUV e 46 picapes, beneficiam 126 municípios gaúchos. A Região Metropolitana foi contemplada com 54 carros e 26 armas, para 16 cidades.

“É um momento ímpar na história do nosso Estado. Ainda hoje, esses equipamentos estarão nas ruas fazendo a diferença. Queremos que essas novas viaturas representem uma onda na renovação de equipamentos” declarou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

As verbas para a aquisição dos carros e equipamentos foram conseguidas pela bancada federal gaúcha. O valor total destinado, incluindo outros repasses, é de R$ 67,2 milhões, com contrapartida de R$ 6,3 milhões dos cofres estaduais.

“O Estado vive um momento de muita dificuldade, e o governador tem toda a razão quando diz que precisamos fazer uma discussão (para destinar as emendas). São tantas prioridades que as vezes temos dificuldades de escolher. Mas recebemos todos os pedidos e colocamos em votação” comentou o deputado federal Giovani Cherini (PR), coordenador da bancada que representa 31 parlamentares gaúchos.

O valor destinado pela bancada incluiu repasses feitos no ano passado e outros que ainda serão feitos: 321 carabinas e 87 espingardas para a BM e 247 coletes balísticos para a Polícia Civil. Além disso, estão previstos cercamento eletrônico e videomonitoramento com 187 pontos e 10 salas de cercamentos eletrônico, além de 151 pontos e 20 salas de videomonitoramento.

“Numa democracia, repartimos os poderes para que ninguém use de forma arbitrária. Conseguimos superar diferenças ideológicas para chegar a este resultado” disse o governador Eduardo Leite.

Na mesma cerimônia, foram entregues nove caminhões para o Corpo de Bombeiros, por meio de um convênio com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). As cidades beneficiadas são Viamão, Cachoeira do Sul, Ivoti, Restinga Seca, Três de Maio, Tramandaí, Santana do Livramento, São José do Norte e São Jerônimo.

Na região do Vale do Caí, apenas Montenegro (três viaturas) e Nova Petrópolis (uma viatura) vão receber os carros.

Luciano Weber

Foto: Ascom/SSP/Divulgação

Compartilhar: