Idese aponta o desenvolvimento socioeconômico nos municípios da região

104
0
Compartilhar:

Novamente Tupandi ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) do Vale do Caí. O estudo é realizado pela Fundação de Economia e Estatística para medir o grau de desenvolvimento dos municípios gaúchos através da média da renda, educação e saúde.

Na última semana foi divulgado o novo ranking do Estado, com base em números de 2016.  Tupandi ficou em primeiro na região e na 34ª posição no Estado, com índice 0,817108643.  O melhor desempenho é na renda, o que mostra a boa situação econômica e o desenvolvimento da produção. Já na educação o índice de Tupandi ficou abaixo da maioria dos municípios da região. O município vem liderando o Idese da região nos últimos anos. Harmonia, Linha Nova, São José do Sul e Salvador do Sul também estão entre os cinco primeiros e entre os cem melhores colocados no Estado, num total de 497 cidades.  O primeiro lugar no Rio Grande do Sul foi de Carlos Barbosa. “Recebemos a notícia com naturalidade. Sabemos que Tupandi é uma terra de trabalhadores. Por isso, temos uma boa renda e, como administração, podemos ofertar uma educação e saúde de qualidade”. A afirmação é do prefeito em exercício de Tupandi, Paulinho Ludwig.

Na parte inferior da tabela do Vale do Caí está Capela de Santana, que é o 449º no Estado. O pior desempenho de Capela é justamente na renda. É a mesma situação de Brochier, o penúltimo na região e 363º no Estado.

Maior município da região, Montenegro é o 12º no Idese entre os 19 municípios do Vale do Caí. E o 180º no Estado. Já São Sebastião do Caí novamente não ficou bem colocado, com a antepenúltima posição na região e o 327º lugar no Estado.

Texto: Guilherme Baptista

Compartilhar: