Iniciou hoje a 6ª Mostra Mip de Bom Princípio

357
0
Compartilhar:

Na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro, iniciou-se a 6ª Mostra Municipal de Incentivo a Pesquisa (Mostra Mip) de Bom Princípio.

A abertura oficial da feira de pesquisas, contou com uma solenidade de abertura, começando com a entoação do Hino Nacional Brasileiro, e após com pequenos discursos, iniciados por Sandra Oliveira da Fundação Liberato, que com muito entusiasmo saudou todos os pequenos jovens cientistas, além de frisar que atrás de todos os projetos há grandes professores, ressaltando sua importância para a realização da feira. “Não há limites para uma mente curiosa em aprender”- afirmou Sandra.

O prefeito municipal, Fábio Persch, assim como, a secretária de educação e desporto, Vanessa Steffen, saudaram com animação os presentes, e também lembraram que através da Mostra Mip, Bom Princípio teve vários credenciamentos para outros estados e até diferentes países, como é o caso do projeto “A Família e Escola”, da escola “12 de Maio”, que recentemente esteve sendo apresentado no Paraguai e lá adquiriu credenciamento para feira no Peru, e o projeto “Depressivamente” da escola Pio XII, que está em Dubai.

“É muito gratificante ver o esforço desses alunos, que começou em março com a preparação dos projetos, as pesquisas, os trabalhos de campo, para hoje, poderem apresentar com toda essa propriedade. Pra nós (prefeitura), é um prêmio ver que os alunos estão se esforçando e se dedicando, e chegam aqui animados e ansiosos para trazerem o que fizeram durante esse tempo em sala de aula. A pesquisa nos traz conhecimento, nos dá respostas, é uma construção de aprendizagens”- Frisou Vanessa

Projeto Reciclando e Aprendendo da Escola Municipal Albino David Hartmann

Estão participando da 6ª Mostra Mip 61 projetos, dentre as escolas do município, desde o nível infantil ao fundamental, e destes, 6 ganharam credenciamento para a Mostratec em Novo Hamburgo, na Fundação Liberato, 4 ganharam para a Mostra Técnica do Instituto Federal (IF), 2 para Mostra na escola Capital do Saber e 5 serão premiados com credenciamentos para apresentar em outros estados brasileiros em 2020.

“Bom Princípio tem uma capacidade profunda de pesquisar, ter curiosidade e vontade de descobrir.” – Falou entusiasmado  José Breno da Cunha, que  atualmente auxilia e participa de feiras de pesquisa em diversos estados brasileiros. – “Esse espaço é privilegiado, Bom Princípio, a rede municipal através dos professores, já que não há iniciação científica sem orientação. Para que os alunos possam ter esse protagonismo, é necessário antes de tudo de um professor.”

O encerramento e as premiações serão nesta sexta-feira, 27 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos.

Créditos: Aline Hanauer

Compartilhar: