Prefeitura Municipal oferece programação de Novembro Azul

153
0
Compartilhar:

Iniciou na última terça-feira, dia 6 de novembro, na Bela Vista, a programação especial de Novembro Azul, a atividade contou com um grande público e música ao vivo, e no início da manhã desta sexta-feira, dia 8 de novembro, a Rádio Comunidade Do Vale recebeu o doutor Rogério, para falar a respeito do movimento do Novembro Azul.

A Campanha do Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a idéia de deixar o bigode (que na época estava fora de moda) crescer, para assim, chamar atenção para a saúde masculina. Inicialmente só 30 homens aderiram à causa, assim surgindo o “Movember Foundation” (organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento de câncer de próstata).  Atualmente a campanha é realizada em mais de 20 países.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, na qual as maiores vítimas são homens a partir de 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, obesos ou homens negros (que sofrem maior incidência deste tipo de câncer). No ano anterior, 2018, estima-se que surgiram 68.220 mil casos da doença no país, o risco é de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

O câncer de próstata não apresenta (ou em alguns casos são poucos) sintomas em sua fase inicial, como: dificuldade de urinar, necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou à noite, ou na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários, ou em casos mais graves até infecção generalizada ou insuficiência renal. Por isso, é importante para a detecção precoce do câncer, o exame de toque retal que dura no máximo 2 minutos, , após esse exame, o médico também pede o PSA (exame de sangue que mede o antígeno prostático específico, substância que está alta quando há um tumor na próstata). Hábitos como: manter uma alimentação saudável e equilibrada, não fumar, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol, manter um peso saudável e praticar regularmente atividade físicas, podem diminuir o risco de diversas doenças, inclusive o câncer.

“Quando falamos em câncer, o que mais mata os homens é o de próstata, porém, vale lembrar que as ‘causas externas’, como: acidentes de trânsito, facadas, tiros, quedas, doenças cardiovasculares e neoplásicas, cigarros e bebidas podem ser responsáveis por uma maior mortalidade”. –afirma Rogério

Abaixo segue a programação do município para o Novembro Azul:

Dia 13/11: No ESF Santa Terezinha às 16h30

Dia 18/11: No ESF Morro Tico-Tico às 16h30

Dia 20/11: No ESF Sede às 16h30

Além das palestres e do oferecimento do exame, o Hospital São Pedro Canísio em parceria com a Secretaria da Saúde, promoverá um ciclo de palestra sobre Saúde do Homem e do Adolescente, com o professor e médico Márcio Araldi.

Ao final da entrevista, Rogério explicou que as mulheres vivem em média 7 anos a mais que os homens, e brincou dizendo que os homens devem cuidar-se como cuidam de seus carros. “As mulheres vivem em média 7 anos mais que os homens, já que elas se cuidam mais. Mas o recado que eu queria deixar, é para que o homem cuide de si como cuida de seu carro ou sua moto,  se fizer algo semelhante a isso, terá uma saúde muito melhor, porque os carros levamos para fazer revisão, sempre limpamos, observamos se o desempenho está adequado, portanto, se começarmos a observar a nossa saúde com o mesmo olhar que temos para cuidar do nosso veículo, com certeza estaremos fazendo a preservação, procuraremos avaliação antes do problema estar de forma avançada”.

 

Aline Hanauer

Fotos: Reprodução/Internet,  facebook.com/Prefeitura de Bom Princípio e Aline Hanauer

Compartilhar: