Rádio Comunidade do Vale recebe clínico geral Dr. Fernando Smith

834
0
Compartilhar:

No início da manhã desta segunda-feira, dia 11 de novembro, a Rádio Comunidade do Vale recebeu em seu estúdio o clínico geral, cirurgião geral e cirurgião videolaparoscópico, Dr. Fernando Smith.

A entrevista teve como tema abordado o câncer de intestino, também conhecido como Câncer colorretal, sendo este o 3º tipo de câncer mais frequente em homens e o 2º nas mulheres. O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus.

Os argentinos, uruguaios e gaúchos são os mais afetados pelo excesso do consumo de carnes e seus derivados. Outros fatores como idade acima de 50 anos, alimentação não saudável (pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras), ocorrência da doença na família, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além de históricos de câncer pessoal.  Os sintomas mais frequentes associados a este tipo de câncer são: sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarréia e prisão de ventre alternado), dor ou desconforto abdominal, fraqueza, anemia e perda de peso sem causa aparente.

Para prevenção da doença, são recomendáveis alguns hábitos como  peso corporal adequado, prática de atividade física, alimentação saudável principalmente, e não ficar exposto ao tabagismo.

O câncer de intestino é uma doença tratável e frequentemente curável, sendo a cirurgia o tratamento inicial, outras etapas incluem a radioterapia associada ou não à quimioterapia para diminuir a possibilidade de retorno do tumor. O tratamento em si depende principalmente do tamanho, localização e extensão do câncer. Quando a doença está  espalhada, para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura ficam reduzidas.

“O exame mais importante com certeza é a colonoscopia e a colonoscopia biópsia (que dá o resultado com maior precisão), porém, existem também outros exames como o de sangue para ver o estado geral do paciente, a saúde geral, bem como o grau de extensão.” – frisa o Dr. Smith

 

Aline Hanauer

Compartilhar: