Rio volta a subir no Caí e retorna para a cota de inundação

248
0
Compartilhar:

Depois de chegar a atingir 12m70cm na terça-feira, o rio Caí entrou em processo de recuo até chegar hoje pela manhã em 9m70, retornando ao seu leito normal. Esse processo, porém, foi interrompido na tarde dessa quinta-feira e as águas voltaram a subir devido às fortes chuvas que atingiram a região entre a noite e a madrugada. Às 16 horas a Defesa Civil Municipal informou que o nível estava em 10m31 metros e subindo em média 10 centímetros por hora. Portanto, voltou para a cota de inundação, que é a partir dos 10 metros na régua da CPRM.

Desabrigados vão continuar no ginásio do bairro Navegantes pelo menos até o final de semana
– Crédito: Prefeitura do Caí

Conforme a Defesa Civil, mantendo esse comportamento, o rio deve seguir tendência de subir até a meia noite de hoje, com uma projeção inicial de chegar próximo a 11,5 metros. Com isso, as 18 famílias (61 pessoas) já alojadas no Centro Integrado Navegantes, que tinham previsão de retorno para casa para amanhã, sexta-feira, deverão permanecer onde estão pelo menos até o final de semana.

Em Montenegro, aonde pela régua da CPRM o rio chegou a 7m34 ontem de tarde, segue baixando lentamente. Hoje de tarde, às 15h, apontava 6m99.

Na Serra, a régua da CPRM em Caxias do Sul indica que o rio voltou a subir um pouco desde a manhã de hoje, elevando cerca de um metro, passando da cota de atenção para de alerta.

A boa notícia é que o tempo melhorou, inclusive aparecendo sol na tarde desta quinta-feira. Para amanhã, sexta-feira, não existe previsão de chuva, conforme o Climatempo. Mas a instabilidade pode retornar no sábado e domingo. No início da próxima semana não deve ter chuva na segunda e terça-feira, mas depois novamente pode ter instabilidade.

Guilherme Baptista

Compartilhar: