UCS emite nota sobre a devolução do prédio em que está o Instituto de Materiais Cerâmicos

886
0
Compartilhar:

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) emitiu uma nota oficial sobre a desocupação do prédio que abriga o Parque Tecnológico do Vale do Caí e o Centro Tecnológico da Cerâmica desde 2010.

‘A Fundação Universidade de Caxias do Sul, ainda em setembro de 2019, comunicou ao município de Bom Princípio que desocuparia o imóvel em questão, em atendimento ao pedido da Administração Municipal. No entanto, existe uma condição legal com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul que constitui empecilho para desocupação imediata: trata-se da necessidade de prévia autorização do Governo Estadual para deslocamento dos equipamentos tecnológicos, já que foram adquiridos com recursos públicos, fato de conhecimento do município de Bom Princípio.
Para tanto, ainda em setembro de 2019, foi encaminhado o pedido de autorização. Até o momento não houve definição por parte do Governo Estadual, embora iniciativas da FUCS, nesse sentido, tenham sido realizadas junto à Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia e à Procuradoria-Geral do Estado.
Além disso, a logística para desmobilização e remoção dos equipamentos tecnológicos exige tempo e requisitos técnicos que somente empresa especializada poderá dimensionar – o que só ocorrerá após a autorização para remoção.”

Anúncio da Prefeitura

A nota oficial da UCS foi divulgada após a Prefeitura de Bom Princípio ter anunciado, em entrevista coletiva para a imprensa, na manhã desta quarta-feira, que estava retomando o prédio utilizado pelo Instituto de Materiais Cerâmicos com a intenção de instalar no local uma escola de educação infantil (EMEI). Uma comissão já vinha tratando do assunto e orientou pela retomada em razão do aumento da demanda por vagas em creche e o questionamento quanto à legalidade da cedência do imóvel. Conforme a Prefeitura, as conversações para retomada do prédio já vinham ocorrendo desde 2017. De acordo com a Prefeitura, na tarde de ontem, terça-feira, dia 3, a juíza de Direito Carolina Ertel Weirich emitiu Liminar de Reintegração de Posse ao município, dando à UCS 30 dias para desocupar o espaço. Na manhã de hoje, quarta-feira, a comissão que se mobilizou para que o prédio voltasse ao município foi comunicada, em reunião no Gabinete do Prefeito, e depois, em coletiva de imprensa, o prefeito Fábio Persch, e o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, fizeram o anúncio oficial da retomada do prédio. A finalidade possível é a implantação da projetada EMEI (creche), mas a secretária municipal de educação Vanessa Fribel de Quadros Steffen declarou que haverá antes estudos de impacto financeiro e realidade estrutural do prédio.

Compartilhar: