Hospital Montenegro será referência em traumato e ortopedia no Estado

888
0
Compartilhar:

Em uma reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), ocorrida na manhã de terça-feira, dia 11, no Campus da UCS de São Sebastião do Caí, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergman, confirmou que uma das principais demandas do Vale do Caí será atendida pelo Governo do Estado.

Trata-se da mudança da referência nas especialidades de ortopedia e traumatologia que atualmente é do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas para o Hospital Montenegro (HM).

Estiveram no encontro com a secretária, prefeitos e responsáveis pela área de saúde de cidades de toda a região. “Temos o HPS de Canoas como referência para ortopedia e traumato há vários anos e sempre com muitos problemas. Trazer esse serviço ao HM, que será de alta complexidade, reduz distâncias, qualifica ainda mais os serviços do nosso hospital de referência 100% e agiliza atendimentos”, destacou o secretário de Saúde caiense, Diomar Machado Flores. No encontro ficou agendada uma nova reunião para o próximo dia 25, às 9h30min, na sede da Secretaria de Saúde em Porto Alegre, para começar a definir os trâmites burocráticos para a transferência do caráter de referência ao Hospital Montenegro. A direção do HM deverá apresentar neste encontro uma tabela de custos para assumir os serviços.

A secretária explicou que a partir de agora, os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde irão avaliar as condições da instituição montenegrina e dar andamento ao processo. “Nossa intenção é já em julho poder transferir os pagamentos dos serviços de ortopedia e traumatologia para Montenegro.” Ela também destacou que o Estado paga nos próximos dias uma parcela de R$ 14 milhões em repasses atrasados para diversos hospitais gaúchos. “Esse montante faz parte de uma dívida de mais de R$ 100 milhões que temos empenhada com as casas de saúde gaúchas e que começamos a saldar.”

Luciano Weber

Créditos: Assessoria de imprensa/ Prefeitura de São Sebastião do Caí

 

Compartilhar: