KM 22,5, onde deve ser o novo pedágio na RS 122, fica em Bom Princípio

194
0
Compartilhar:

A praça de pedágio da RS 122, que vai sair do município de Portão, deverá ser mudada para Bom Princípio e não para São Sebastião do Caí. Em contato com a Secretaria Extraordinária de Parcerias do Estado, o prefeito do Caí, Júlio Campani, obteve a informação de que o novo local deverá ser na altura do quilômetro 22,5 da rodovia, o qual fica na altura da localidade de Bela Vista, em Bom Princípio. O objetivo é instalar próximo da ponte sobre o rio Caí, justamente para evitar que motoristas possam utilizar desvios, o que acontece muito hoje no Rincão do Cascalho, onde está o pedágio no Portão atualmente. Em Montenegro, onde foi instalado um pedágio na BR 386, também a praça fica bem próxima da ponte do rio Caí para evitar rotas de fuga. Campani foi pessoalmente até o quilômetro 22,5 e do local telefonou para o Departamento de Parcerias Público-Privadas do Estado, informando que aquele ponto está dentro do território de Bom Princípio. É que os representantes do Governo achavam que a ponte seria a divisa entre Caí e Bom Princípio, mas o limite fica bem antes.

O processo de concessão, que inclui a mudança do local do pedágio, ainda está em andamento. Campani vai pedir que os representantes do Governo venham para a região participar de uma reunião com os prefeitos para dar maiores esclarecimentos. O prefeito caiense foi informado que até o final deste mês de maio deve ser apresentado o modelo do projeto. Em junho os estudos devem ser apresentados ao Estado. Na segunda quinzena de junho devem iniciar as consultas e audiências públicas em que a comunidade poderá dar sugestões. O Estado pretende publicar em setembro o edital sobre a concessão, com leilão previsto para dezembro, definindo então a empresa que passará a ser a responsável pela rodovia. A instalação do novo pedágio deve ocorrer até julho do próximo ano.

Diferente do que acontece hoje no Portão, deverá ter cobrança nos dois sentidos, dividindo o valor. E não deverá ter isenção para os moradores do município em que estiver o pedágio. Por outro lado deve ter um desconto para usuários freqüentes. O valor das tarifas ainda não foi definido. Os detalhes da concessão e do pedágio ainda serão discutidos. Por isso será aberto entre 15 de junho e 15 de julho um período para as consultas e audiências públicas. O grande benefício deverá ser a melhoria na estrutura e segurança, incluindo pavimentação e serviços. Está prevista, inclusive, a duplicação do trecho da RS 122 entre São Vendelino e Farroupilha.

Vereadores de Bom Princípio pretendem votar na sessão da próxima segunda-feira uma moção de repúdio, contra a mudança da praça de pedágio para o município, entendendo que isso trará prejuízos para a economia local.

 

Guilherme Baptista

Foto: Google

Compartilhar: