Piedade, Arroio das Pedras ou Bom Fim: onde será o cemitério municipal

1154
0
Compartilhar:

Uma audiência pública, na noite da última segunda-feira, na Câmara de Vereadores, discutiu sobre o melhor local para a implantação de um cemitério público municipal em Bom Princípio. A reunião contou com a presença do prefeito Fábio Persch, vice-prefeito João Guilherme Weschenfelder, vereadores, representantes das igrejas e comunidade em geral. Inicialmente a comissão Pró-Cemitério Público apresentou o resultado de três meses de trabalho. Foi lembrado que o cemitério municipal é uma demanda antiga e existe uma ação na Justiça determinando a sua instalação, sob pena de multa em casa de descumprimento. Atualmente Bom Princípio só dispõe de cemitérios católicos, onde as pessoas pagam anualmente a taxa de R$ 40,00 ou doze salários mínimos pelo espaço para sepultamento. Uma enquete, realizada pela Câmara, apontou que 93% são favoráveis a implantação de um cemitério municipal.

Desde 2009 a Justiça já determinou que Bom Princípio deveria construir um cemitério público, mas a Prefeitura recorreu. Chegou a ser aplicada uma multa de 60 mil reais. Áreas foram indicadas, mas os locais sempre tiveram a resistência de moradores próximos. Mas como tem uma sentença judicial e falta local para os sepultamentos, não tendo mais direito a recurso, será necessária uma definição. Entre as áreas visitadas pela comissão está um terreno no Arroio das Pedras, numa área particular, junto de um cemitério já existente. Outro local é o terreno da antiga escola da Piedade, que é uma área do Estado. E também foi lembrada a área de Bom Fim Alto onde já funcionou uma usina de reciclagem. Além dos vereadores, prefeito e vice, também se manifestaram pessoas da comunidade. Foi lembrado que será um cemitério de gavetas, semelhante ao que deve ser implantado em São Sebastião do Caí. O prefeito Fábio Persch lembrou das dificuldades enfrentadas pelo município, que anos atrás chegou a adquirir gavetas no cemitério católico, as quais estão terminando. E ressaltou que por decisão da Justiça, é preciso ter uma definição quanto ao local do cemitério municipal.

Analisando o que foi debatido na Audiência Pública, uma nova reunião será realizada pela comissão Pró-Cemitério Público para definir o local de instalação, relatório de custos e outros detalhes. Depois todo o relatório de trabalho será entregue para a Prefeitura.

Guilherme Baptista

Compartilhar: