Prefeitura do Caí se manifesta contra a volta às aulas agora

431
0
Compartilhar:

A Prefeitura de São Sebastião do Caí publicou em seu facebook, na última sexta-feira, dia 14, uma manifestação referente a proposta do Governo do Estado de retorno das aulas ainda no mês de agosto. Na manifestação consta: “A Secretaria Municipal de Educação vêm a público esclarecer que seu posicionamento é contrário à volta às aulas nesse momento em que o número de casos de Covid 19 continua subindo na região e no Estado. De forma alguma, numa provável volta, aceitaremos a posição do Governo Estadual de iniciar o retorno pela Educação Infantil. Desde o começo, procuramos preservar a vida e nesse momento o que importa é isso!”

Calendário proposto pelo Estado

O Governo do Estado apresentou na última semana uma proposta de calendário para a volta as aulas presenciais no Rio Grande do Sul. O retorno, de forma gradual, ocorreria ainda a partir deste mês de agosto, mas está havendo muita resistência, tanto por parte dos municípios, já que prefeitos participaram do anúncio com o Governo, como dos Sindicatos dos professores. A questão também está repercutindo nas redes sociais, dividindo opiniões de pais e alunos.  Pela proposta do Estado, as aulas retornariam entre o fim de agosto e a metade de outubro.

Outra discussão é sobre retomar primeiro com a educação infantil, das creches, tanto privada quanto pública, a partir de 31 de agosto. A dúvida é se já teria segurança suficiente para garantir a saúde das crianças e como seria esse retorno. Após a educação infantil, o Governo propõe para 14 de setembro o retorno as universidades para os estudantes do Ensino Superior. Já os alunos do Ensino Médio e Técnico voltariam na semana seguinte, em 21 de setembro. E uma semana depois, a partir de 28 de setembro, os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os anos iniciais do Ensino Fundamental seriam os últimos a serem retomados, a partir de 8 de outubro. O retorno seria permitido apenas para municípios sob bandeira amarela e laranja, de risco baixo e médio para coronavírus. As aulas presenciais estão suspensas no Estado desde março, tendo atualmente o ensino online.

Posição da Amvarc

A retomada das aulas presenciais pelas escolas gaúchas alimenta dúvidas e preocupações entre os prefeitos do Vale do Caí. A questão foi pautada durante videoconferência da Amvarc na manhã da última sexta-feira e o entendimento dominante é de que a volta das atividades do Ensino Infantil já no próximo dia 31, em municípios nas bandeiras amarela e laranja, seria precipitada. “A maioria dos municípios não quer a volta agora e nem concorda que a Educação Infantil volte primeiro. Não temos data definida, mas achamos dia 31 de agosto cedo”, afirmou o presidente da Amvarc, vice-presidente da Famurs e prefeito de Harmonia, Lico Fink.

Ainda que acredite numa retomada das aulas nas escolas durante o mês de setembro, Lico reconhece a preocupação de que, dependendo da evolução da pandemia, as escolas possam seguir fechadas no restante do ano. A qualidade do ensino online também alimenta dúvidas por parte do gestor. “Está muito difícil, falta infraestrutura no interior, principalmente”, acrescentou.

Guilherme Baptista
Foto: Prefeitura
Compartilhar: