87.5 ao vivo, ouça aqui
Bom Princípio
MÁX: 22ºC     MÍN: 8ºC
Previsão do tempo
Peça sua música, clique aqui
Rádio Comunidade do Vale

Notícia - Geral

Sobreviventes do Holocausto falam para alunos felizenses

Créditos: Escola Capital do saber

Três sobreviventes do Holocausto da Segundo Guerra Mundial participaram na última quarta-feira, 12 de julho,de um painel para alunos da Escola Capital do Saber, na Feliz. O Painel Compromisso Moral e Lições de Solidariedade contou com as participações de Curtis Stanton, 87 anos, Bernard Kats, de 80 anos, e Johannes Melis, de 79 anos.

Os depoimentos dos sobreviventes, conforme os organizadores do painel, foram uma verdadeira aula de história, direitos humanos e resistência. Curtis, judeu e alemão, contou que foi ofendido diversas vezes na sua escola e esteve no campo de concentração de Auschwitz. Natural de Hamburgo, ele traz na pele a inscrição B8097 e lembrou os horrores da perseguição nazista aos judeus. Mesmo vivendo no Brasil desde a década de 1950, ainda tem um forte sotaque alemão. Junto com seus pais foi colocado num vagão de carga de um trem e enviados para a Polônia. O pai morreu logo depois. Ele e sua mãe foram enviados para o campo de concentração. A mãe foi para câmara de gás e ele, ainda adolescente, foi trabalhar na classificação das roupas dos mortos nas unidades de extermínio. Após ser enviado para outro campo, em Berlim, foi cuidado por um médico norueguês que salvou a sua vida quando estava doente.

Já Bernard tinha 3 anos quando as tropas de Hitler invadiram a Holanda. Seu pai foi para um campo de concentração na Polônia e ele foi mandado para a Áustria. O pai faleceu e foi separado da mãe. Chegou a ficar escondido num sótão e numa floresta. Depois se mudou para o Uruguai e para o Brasil.
Johannes também morava na Holanda e lembra que seu pai salvou várias famílias de judeus. Foi salvo, junto com outras pessoas, porque antes da invasão nazista o pai fez vários esconderijos. Até mesmo dois pilotos – um inglês e um canadense, que caíram perto de sua casa, foram salvos e ficaram escondidos com a família.

 

Gulherme Baptista

Tel.: (51)3634-2009 - (51)3634-1693 - (51)9667-6008 - comunidadedovale@gmail.com
© 2013 Direitos Reservados a Rádio Comunidade do Vale