Medalhistas da OBMEP em Bom Princípio

Compartilhar:

Na manhã da última quinta-feira, 11, a Rádio Comunidade do Vale recebeu em seus estúdios a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental “12 de Maio”, Joice John Xavier, que está 24 anos trabalhando na instituição de ensino.

A escola participou desde o início da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que no ano anterior, 2018, esteve em 14ª edição. A Olimpíada possui duas fases. Na primeira todos os alunos de escolas públicas participam em diferentes níveis e fases, já na segunda só passam os 5% melhores de cada nível. Participam anualmente cerca de 18 milhões de alunos, mais de 575 mil escolas, e destes, 500 recebem a honra deste prêmio.

A “12 de Maio”, está pelo quarto ano consecutivo na premiação entre ouro, prata, bronze e menções honrosas. No ano de 2015, o aluno Lucas Baumgratz recebeu medalha de ouro, 2016 o ganhador foi Felipe Giehl, 2017 foram Lucas Baumgratz e Felipe Giehl. No ano passado, 2018, os alunos que receberam ouro foram Rebecca Dresh Maldaner e Felipe Giehl (que recebeu sua terceira medalha de ouro na Olimpíada), ganhando suas medalhas no dia 8 deste mês, em Salvador (Bahia). Além destes, o aluno Gabriel Klein Kochhann foi medalhista de bronze, e recebeu sua medalha no último sábado,7, na UFRGS em Porto Alegre. Mas não foram só os alunos, a professora Giovana Ströher também foi homenageada, mostrando ainda mais a qualidade de ensino que o município possui.

Felipe Giehl e Rebecca D. Maldaner, alunos medalhistas de ouro na 14ª OBMEP

A secretária da educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen esteve em Salvador, na Bahia, acompanhando os alunos vencedores, dividindo a emoção com a diretora. “O que vimos lá foi algo emocionante. Eram alunos normais, não gênios em uma ciência. Todos eram comprometidos em suas causas e assim serão exemplos em suas escolas e em sua sociedade. O desenvolvimento da educação em nível municipal é um caminhar gradual, na certeza de que podemos ter um país melhor”, ponderou a secretária.

Segundo a diretora, quanto mais alunos destacam-se nas exatas e ganham premiações, mais os colegas da escola esforçam-se para que consigam se destacar ganhando medalhas, e graças a isso, muitos estudam fora do horário de aula por vontade própria. Essa busca sadia pelo aprendizado da matemática, também se reflete em outras disciplinas.

Hoje a EMEF “12 de Maio” conta com 523 alunos entre manhã, tarde e noite. A escola vem se adequando a realidade dos alunos, e graças a isso despertar maior curiosidade e vontade de aprender, trazendo aulas dinâmicas para incentivar o estudo.

Para facilitar a vida dos alunos foi criado o EJA EAD, que é realizado a distância com duas aulas presenciais para tirar as dúvidas na escola e realizar provas.  Nesse segundo semestre, abrirão matrículas do 6º ao 9º ano e já não possui idade convencional.

A diretora ainda destacou a importância da família no estudo do jovem. Há muito tempo a escola vem criando projetos para integrar a família a realidade escolar de seu filho (a), a parceria entre a família, escola e o empenho do aluno resulta em um grande sucesso e aprovação no final do ano. Em palestras que estão sendo realizadas para falar sobre a importância dos pais no ensino, muitas das famílias da “12 de Maio” aproveitam e comparecem.

Texto: Aline Hanauer

Foto: Facebook.com/ Prefeitura de Bom Princípio e Anderson Weiler

Compartilhar: